Como Cantar é uma questão mesmo para quem tem alguma experiência de canto. É preciso gastar um tempo em algumas das etapas. Mas se você é um iniciante total, nós o ajudaremos!
Espere gastar um bom tempo trabalhando nessa lista. Cada etapa é acionável e leva tempo (dias, semanas, talvez meses até). Não há nenhum benefício em correr!
Não tenha pressa, dedique-se à prática regular e veja o progresso. Se a qualquer momento você ficar inseguro, entre em contato conosco no Whatsapp e ficaremos felizes em ajudar!
Vamos entrar no assunto!
Na verdade, defina mais de um! Objetivos claros e realistas o ajudarão a manter o foco e a motivação enquanto continua aprendendo e desenvolvendo sua voz.
Algumas considerações para o estabelecimento de metas:
Sua voz faz parte do seu corpo. É insubstituível! E embora seja muito poderoso, também é delicado e suscetível a danos se você não cuidar dele.
Como cantar e praticar uma boa saúde vocal:
Primeiro, o que é pitch? Pitch é a altura ou a intensidade de uma nota. Afinação correspondente significa que você pode ouvir uma afinação e cantar a mesma afinação de volta.
Se você estiver trabalhando com um professor de voz, ele poderá orientá-lo nesse processo! Se você é autoguiado, uma ótima maneira de trabalhar no tom correspondente é com um aplicativo!
Seu alcance vocal provavelmente se expandirá conforme você treina sua voz! Mas é útil começar com uma ideia do seu alcance agora.
Depois de determinar seu alcance vocal, você saberá aproximadamente quais tons (e músicas) estão ao seu alcance, a como cantar.
Por exemplo, se você é um cara com um alcance de baixo ou barítono, você realmente terá dificuldade para cantar a maioria das músicas de Bruno Mars (na mesma oitava).
Da mesma forma, se você for uma soprano, pode se machucar tentando cantar tão baixo quanto Adele ou Lauren Daigle.
Com seu alcance vocal como referência, você está pronto para o sucesso! Agora, quando você procurar uma rotina de aquecimento vocal ou uma música para aprender, inclua seu alcance vocal na pesquisa.
Dessa forma, você não estará se esforçando e lutando para atingir notas com as quais realmente não deveria se preocupar.
O alinhamento adequado é fundamental para uma técnica de canto saudável. Uma boa postura garante que estamos trabalhando com nosso corpo e como ele funciona melhor, em vez de lutar contra ele para forçar um bom som.
Então, vamos aprender como cantar com uma boa postura desde o início!
Essa postura deve fazer seu corpo parecer alto, apoiado, aberto e energizado. Pode não vir naturalmente no começo, mas ajudará você a respirar e cantar da melhor maneira possível.
Dois avisos específicos: cuidado com os ombros e as costelas caindo para dentro e para baixo e cuidado com o queixo ou a mandíbula se projetando para a frente.
Comece sua prática de canto alongando-se e encontrando essa postura, sempre!
A respiração é o nosso combustível! E respirar bem é crucial para cantar com consistência e resistência.
O objetivo é fazer respirações relaxadas e silenciosas (geralmente pela boca, já que nossa boca deve estar aberta para cantar) e respirar de forma que a barriga, as costelas e as costas se expandam.
Queremos evitar respirações superficiais, ou respiração clavicular, nas quais o peito sobe e desce. Isso causa tensão onde não queremos!
Em vez disso, relaxe os músculos abdominais e deixe a barriga se expandir e contrair enquanto você inspira e expira. Se você está tendo problemas com isso, tente o seguinte:
Adquira o hábito de fazer respirações abdominais profundas e relaxadas ao longo do dia para acalmar o corpo e treinar essa “respiração de cantor”,
Nota: cuidado para não respirar demais! Com o tempo, seu corpo aprenderá quanta respiração é necessária para uma determinada frase.
Mas não confunda “respiração profunda” com enchimento máximo. Se você inspirar mais ar do que precisa, o resultado será tensão, pois seu corpo agora precisa reter todo o ar extra.
O suporte respiratório pode ser um pouco evasivo para cantores iniciantes, então vamos detalhá-lo.
Muitos cantores (e até professores) usam frases como “respire com o diafragma” ou “cante com o diafragma” ao falar sobre apoio.
(FYI: o diafragma, se você nunca ouviu falar dele, é uma folha de músculo em forma de cúpula que separa o tórax do abdômen.)
O que eles estão tentando chegar é a ideia de criar alguma pressão intra-abdominal para retenha o ar para que sua respiração e corpo suportem o som, em vez de tentar empurrar ou controlar o som de sua garganta.
Na realidade, o diafragma é um músculo involuntário! Quando inspiramos, os pulmões se expandem e o diafragma se contrai. Quando expiramos, os pulmões se contraem e o diafragma relaxa novamente.
Nosso objetivo é diminuir o movimento ascendente do diafragma enquanto cantamos/expiramos. Como fazemos isso? Usando os músculos do baixo-ventre e do assoalho pélvico.
Sinta esses músculos trabalhando com um simples exercício de chiado:
8. Familiarize-Se Com Padrões Comuns De Aquecimento Vocal (Escalas E Arpejos)
A maioria dos aquecimentos e exercícios vocais são construídos usando a escala maior, que soa assim:
Os exercícios vocais usam uma variedade de padrões, mas a maioria soará semelhante aos exemplos acima e deve ser bastante fácil de seguir.
Cada exercício terá um padrão definido (como uma escala ou arpejo), que gradualmente aumenta ou diminui o tom. O padrão e a sílaba permanecem os mesmos, mas você está se movendo para cima e para baixo em seu alcance.
Isso é intencional: os exercícios vocais treinam sua voz de uma maneira que cantar músicas não. Como nenhum tom é pulado, você pode achar que certas seções de sua voz são mais fracas do que outras. Isso é completamente normal!
Geralmente essas fraquezas são devidas à falta de uso (ou seja: voz de cabeça fraca, se você não a usa com frequência) ou uma mudança de registro (ou seja: a “quebra” em sua voz entre a voz de peito e a voz de cabeça).
Continue assim e você fortalecerá esses pontos fracos com o tempo e saberá como cantar bem!
Veja abaixo um exemplo de exercício labial que você pode usar:
Este exercício é ótimo por alguns motivos:
Pelas razões acima, ajuda os cantores a alcançar tons mais altos e encontrar sua coordenação de voz mista (uma mistura de voz de peito e voz de cabeça).
O objetivo aqui não é soar bonito: é relaxar e criar muito espaço ressonante. Portanto, em vez de escolher o seu tom mais bonito, tente fazer um som grande, estúpido, quase “bocejo”.
Veja abaixo como cantar com este exercício:
Com muitos hábitos, e especialmente com o canto, uma prática curta, mas frequente, é melhor do que algumas sessões de prática de maratona.
Procure 10 a 20 minutos de prática de canto por dia e continue por mais tempo se estiver se sentindo energizado e motivado!
Preferencialmente, você deve:
Exemplo: Posição da boca muito fechada
A maioria dos cantores iniciantes adota como padrão uma posição de boca bem fechada. Isso é extremamente limitante e leva à tensão da mandíbula. Para o seu melhor tom e volume (sem forçar), solte o queixo!
Como sua boca precisa estar aberta para cantar, faz mais sentido também respirar com a boca aberta. Sim, é mais seco do que uma médica pelo nariz, mas é por isso que mantemos a água à mão!
E quando tiver uma pausa instrumental, respire pelo nariz. Para sua posição go-to-mouth:
É isso!
Reconhecidamente – mais fácil dizer do que fazer. No momento em que você começar a cantar nessa posição, sua mandíbula provavelmente tentará se fechar.
Verifique se você tem espaço suficiente colocando um dedo entre os dentes superiores e inferiores. A menos que sua boca esteja fechando para uma consoante, você raramente deve ter menos espaço do que isso!
Para tons mais altos, dinâmicas mais altas e vogais abertas (como AH, UH e OH), você precisará de ainda mais espaço – mais como a altura de dois dedos.
No entanto, deve ser relaxado: nunca a ponto de sua mandíbula parecer tensa ou quase travada.
Continue relaxando sua mandíbula para que ela possa se mover livremente e veja a próxima dica…
Isso é especialmente importante se você estiver estudando voz sem um professor particular! Manter-se alinhado e livre de tensão depende de você.
Procure especificamente por:
Lembre-se: a postura é a base para uma respiração e canto excelentes, e o excesso de tensão não é seu amigo!
Coloque a mão no peito e diga “olá, meu nome é (seu nome)”. Sentiu vibração no peito? Tente novamente e observe o que você sente.
O registro mais baixo da sua voz (e o registro que a maioria de nós usa ao falar) é chamado de voz de peito.
Seu peito não tem impacto no som; mas é assim chamado por causa da ressonância simpática que sentimos.
Agora, para um pouco mais de experimentação. Experimente qualquer um ou todos os itens a seguir e observe como a vibração em seu peito diminui (ou desaparece):
Agora você está cantando em seu registro superior, chamado de voz de cabeça (ou falsete). Embora existam mais registros vocais, esses são os dois registros principais que você usará para cantar.
Com o tempo, você aprenderá a mesclar esses registros para a voz de mixagem (ou intermediária).
Você pode usar vocal fry (abaixo da voz do peito) ou assobiar (acima da voz da cabeça); mas a maior parte do seu tempo deve ser gasta exercitando a voz de peito e a voz de cabeça.
Para o trabalho de música e a maioria dos exercícios, você deve cantar no registro que for mais confortável!
Para exercícios que cobrem uma ampla gama, isso significa alternar entre os registros com bastante frequência.
Às vezes, você encontrará um exercício projetado para alongar ou fortalecer um registro ou outro; nesse caso, você pode desistir se o exercício ficar muito alto ou baixo para o registro em que você está.
Veja abaixo alguns exercícios de voz de cabeça e voz de peito:
O palato mole está diretamente atrás do palato duro (ou no céu da boca). Devido à sua posição acima da garganta, sua altura tem um grande impacto na quantidade de espaço ressonante em sua boca (e no tom resultante).
Levantar o palato mole ajuda a criar um tom redondo e espaçoso. Também melhora a entonação (corrige o achatamento), ajuda os cantores a aumentar o alcance da voz da cabeça e bloqueia a porta nasal (para um tom menos nasal).
A maneira mais fácil de levantar o palato mole é inalar como se estivesse no início de um bocejo – e então manter essa elevação no palato mole enquanto canta!
Mais uma vez, é mais fácil dizer do que fazer. Mas quanto mais você pratica, mais controle você ganha.
Algumas outras dicas para manter o palato mole levantado:
Experimente como cantar com um destes exercícios:
Como você começa uma nota tem um grande impacto em sua força e qualidade de tom.
Cantores profissionais treinam para atingir um onset balanceado, no qual o fluxo de ar e a fonação (vibração das pregas vocais para produzir o som) acontecem simultaneamente.
Os inícios menos saudáveis incluem soproso e glotal. Um início soproso ocorre quando o fluxo de ar precede a fonação. Parece – você provavelmente poderia adivinhar – ofegante e fraco!
Um início glotal ocorre quando as pregas vocais se juntam antes que o ar seja fornecido. Se você disser a frase “uh-oh”, ouvirá como soa esse tipo de início.
Para cantores com início soproso, treine uma compressão mais firme das cordas com um som inicial “G” ou “B”.
Para cantores com início glotal, início fácil com uma consoante sonora inicial como “L”, “M” ou “Y”.
Veja abaixo com cantar usando um exercício inicial!
A maneira como você enuncia para cantar será um pouco diferente da maneira como você enuncia para a fala normal.
Na maioria dos casos, você obterá seu melhor tom abrindo suas vogais um pouco mais do que o normal.
Por exemplo, uma vogal EE geralmente soa melhor quando cantada mais como IH (como em “sentar”) com a mandíbula ligeiramente caída, principalmente se estiver em seu registro mais agudo.
Ouça as vogais no exercício a seguir e pratique mantendo sua mandíbula relativamente estável (em uma posição relaxada e caída) enquanto você muda entre essas diferentes formas de vogais:
Claro, mantenha o estilo em mente! O canto clássico usa vogais abertas muito puras, enquanto o pop usa uma pronúncia mais neutra/conversacional, e o country usa vogais muito largas/achatadas.
Use seu ouvido para determinar qual formato de vogal soará melhor e será estilisticamente apropriado!
Esteja você procurando aumentar o alcance na extremidade baixa ou alta, o SOVT pode realmente ajudá-lo!
O que eles são? Estamos falando de exercícios de trato vocal semi-ocluído, nos quais o trato vocal (principalmente sua garganta e boca) são parcialmente bloqueados (semi-ocluído).
O exercício SOVT mais popular é aquele que você já conhece: o trinado labial! Mas outros incluem:
Os exercícios SOVT funcionam reduzindo a quantidade de pressão de ar necessária para fonar (fazer som) e, na verdade, fornecendo contrapressão nas pregas vocais. É mais fácil para suas pregas vocais se alongarem nesta configuração.
Se isso não fizer muito sentido, não se preocupe! Apenas saiba que exercícios SOVT e vogais estreitas (como OO e EE) podem tornar mais fácil para você estender seu alcance para cima e para baixo.
Tente as configurações acima quando um exercício vocal ficar muito alto ou baixo para ser facilmente cantado em uma vogal aberta ou outra sílaba!
Se você quer cantar músicas pop e R&B, melismas clássicos ou jazz uptempo, você precisa aumentar sua agilidade! Como em qualquer técnica de canto, você está fortalecendo e coordenando pequenos músculos.
Você não deve ficar dolorido, mas pode se sentir um pouco desajeitado ao tentar cantar mais rápido do que está acostumado!
Como Cantar Bem Ao trabalhar em Agilidade:
Aumente a velocidade gradativamente: não queremos cantar rápido com entonação ruim! Valorize a precisão sobre a velocidade e aumente a velocidade conforme puder.
Tente os seguintes exercícios para treinar agilidade:
Além de combinar o tom, você pode treinar seus ouvidos aprendendo a identificar e cantar intervalos. Isso melhorará sua capacidade de harmonizar, cantar em grupo e, eventualmente, escrever suas próprias canções.
Um professor de voz pode ajudar a orientá-lo no treinamento auditivo; mas se você estiver estudando por conta própria, um aplicativo desenvolvido para essa finalidade é uma ótima maneira de começar!
Semelhante ao tom correspondente, você precisará de um ouvido treinado (professor) ou de um programa para confirmar que está cantando os tons e intervalos corretos.
Mesmo um canto bom e saudável pode soar chato se tudo o que você estiver fazendo for cantar as notas certas. Vamos levá-lo para o próximo nível adicionando um pouco de estilo!
Nota: esta etapa está no final da lista de propósito. Estabeleça uma boa técnica primeiro, e os elementos estilísticos são a cereja no topo! Abordar seu treinamento dessa maneira o ajudará a ser um cantor mais versátil.
Alguns elementos estilísticos para ouvir e incorporar na performance da sua música:
Confira nossos tutoriais de estilo vocal para mais ideias de como cantar bem!
Talvez você já tenha um gênero favorito para cantar. Caso contrário, ouvir (e cantar) em diferentes gêneros pode ajudá-lo a descobrir seu estilo único!
E mesmo que você seja um roqueiro, ou um jazzista, ou um cantor country por completo, você pode aprender MUITO sobre técnica vocal e estilização de diferentes gêneros.
Ao ouvir esses gêneros, faça o possível para identificar e reproduzir os diferentes efeitos vocais que você ouve! Veja a lista abaixo para algumas ideias e sinta-se à vontade para adicionar as suas próprias.
A melhor maneira de começar a cantar harmonia é aprender as partes da harmonia que existem em suas músicas favoritas.
Isso significa: em vez de cantar a melodia com o vocalista, você ouvirá os vocais de fundo e cantará junto com um deles.
Ouça especialmente a parte da harmonia no refrão e veja se consegue cantar junto com o backing vocal. Algumas boas para começar: “Africa” de Toto e “I’m Gonna Be (500 Miles)” de The Pretenders.
Você também pode escolher um dueto e cantar junto com um dos cantores, já que eles costumam alternar a melodia e a harmonia do canto.
Experimente “Señorita” (Shawn Mendes e Camila Cabello) ou “Como se eu fosse te perder” (John Legend e Meghan Trainor).
Dica para iniciantes: é mais fácil ouvir a distinção entre duas vozes quando elas soam muito diferentes uma da outra.
Portanto, escolha músicas que tenham uma garota cantando e um cara cantando harmonia, ou vice-versa; dessa forma, você saberá que está cantando junto com o cara ou com a garota.
Por que manter essa voz cantada para si mesmo? Uma das grandes alegrias de cantar é compartilhá-lo com os outros! Aqui estão algumas ideias para se conectar com outros cantores e instrumentistas:
Sua dedicação e trabalho árduo merecem ser celebrados! Saia para jantar ou conte a um amigo sobre sua realização. Faça algo por você!
Todos os cantores passam por esse processo de desenvolvimento e sempre precisam de ajustes vocais.
Agora, se você quiser desenvolver sua voz de canto sozinho, esteja preparado para dedicar muito tempo e esforço para pesquisar e treinar, ainda sem um Especialista em Técinica Vocal, para avaliar e corrigir possíveis imperfeições na emição da tua voz.
Mas se você quer um belo atalho para aumentar seu nível vocal, conheça O Método O Segredo Do Canto. Do Zero ao Avançado, de modo fácil e divertido clique nesse link abaixo:
Consegui um super desconto para você aqui.
1. Como Cantar Bem Com 12 Dicas Matadoras
2. Aprenda Como Cantar Com O Diafragma – 8 Dicas Poderosas
3. Aula de Canto Para Iniciantes Em 16 Passos
4. Domine a Técnica Vocal e Encante o Mundo Em 5 Passos
Você assumiu o compromisso de tempo e dinheiro para seu futuro como cantor. Saiba Como…
Quando se trata de cuidar da nossa voz, Aquecer A Voz é fundamental. Não importa…
É um equívoco comum pensar que a habilidade de cantar é algo com que você…
Boas aulas de canto e professores de voz inteligentes ajudam os cantores iniciantes a construir…
Levar Uma Carreira de Cantor com mentalidade de rei do karaokê, não dar certo. Requer…
Cantar é uma forma de expressão artística que envolve a produção de sons por meio…
Este site usa cookies.
Saiba mais
Ver comentários